Caldo de Feijão com Linguiça

Esta receita de caldo de feijão com linguiça é muito prática de fazer na panela de pressão (abaixo explicamos o passo a passo detalhado e mostramos as fotos de preparo).

Neste caso usamos feijão vermelho, também conhecido como feijão roxo, que é ótimo para receitas de caldos e sopas, mas você pode usar outro da sua preferência. 

Caldo de feijão com linguiça

Ingredientes do Caldo de Feijão com Linguiça

  • 250 gramas de feijão vermelho demolhado
  •  4 tomates maduros picados
  •  1 cebola média picada
  •  4 dentes de alho
  •  3 linguiças frescal
  •  1 litro de água filtrada ou caldo de legumes
  •  1 fio de óleo de girassol
  •  pimenta do reino
  •  sal

LEIA TAMBÉM:

Suco Para Aumentar a Imunidade

Modo de Preparo

  1. Junte todos os ingredientes indicamos acima. Neste caso usámos feijão vermelho do tipo jalo, mas você pode usar feijão vermelho comum. A linguiça frescal também pode ser substituída por linguiça calabresa ou linguiça toscana e pode até ser incluído um pouco de bacon ou toucinho no preparo, para conferir mais sabor!
  2. Na panela de pressão coloque metade da cebola picada, metade dos alhos também picados e uma pitada de sal. Leve ao fogo médio e deixe até a cebola ficar macia e transparente.
  3. Depois adicione metade do tomate picado, tampe ligeiramente e deixe por 1-2 minutos, para que o tomate solte seus sucos e fique macio – não precisa pegar pressão.
  4. Em seguida coloque o feijão escorrido e enxaguado e adicione 1 litro de água filtrada ou caldo de legumes caseiro. Tampe a panela e cozinhe por 30-35 minutos após pegar a pressão.
  5. Enquanto isso, fatie a linguiça e doure numa frigideira no fogo médio-baixo com um fio de óleo.
  6. Aproveite a gordura que a linguiça soltou e refogue a cebola e alhos restantes. Assim que a cebola estiver macia, acrescente os tomates reservados, coloque uma pitada de sal e pimenta e deixe por 15 minutos no fogo baixo.
  7. Após o tempo de cozimento do feijão, confira o ponto dele: se ainda estiver duro, deixe cozinhar na pressão por mais 10-15 minutos. Depois adicione a linguiça douradinha, suba o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  8. Por fim, para conseguir mais sabor neste caldo de feijão simples, adicione o refogado de cebola, alho e tomate e acerte o sabor com sal e pimenta. Deixe ferver até reduzir na consistência do seu agrado.
  9. Está pronto seu caldo de feijão vermelho com linguiça frescal! Sirva em seguida, se quiser polvilhando salsinha ou cebolinha, e desfrute deste prato reconfortante com cara de inverno. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *