Abordagem teórica

A educação a distância é um conceito que abrange as atividades de ensino-
aprendizagem nos domínios cognitivo e/ou psicomotor e afetivo de um aprendiz

individual e de uma organização de apoio. Caracteriza-se pela comunicação não
contígua e pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer hora, o que a torna
atrativa para adultos com compromissos profissionais e sociais.
Garrison e Shale incluem em seus critérios essenciais para a formulação de uma
teoria de faculdade EAD os elementos de comunicação não contígua,
comunicação interativa bidirecional e o uso da tecnologia para mediar a
comunicação bidirecional necessária.
Recentemente, uma gama mais ampla de noções teóricas tem proporcionado
uma compreensão mais rica do aprendiz à distância. Quatro desses conceitos
são distância transacional, interação, controle do aluno e presença social.
Faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas ead
O conceito de Moore de “distância transacional” engloba a distância que,
segundo ele, existe em todas as relações educacionais. Essa distância é
determinada pela quantidade de diálogo que ocorre entre o aluno e o instrutor e
a quantidade de estrutura que existe no projeto do curso.
A maior distância transacional ocorre quando um programa educacional tem
mais estrutura e menos diálogo aluno-professor, como pode ser encontrado em
alguns cursos tradicionais de educação a distância. A educação oferece um
continuum de transações desde menos distantes, onde há maior interação e
menos estrutura, até mais distantes, onde pode haver menos interação e mais
estrutura. Esse continuum obscurece as distinções entre programas
convencionais e a distância por causa da variedade de transações que ocorrem
entre professores e alunos em ambos os ambientes. Assim, a distância não é
determinada pela geografia, mas pela relação entre diálogo e estrutura.